Quem somos

ESCOLA MUNICIPAL “PEDREIRA DO INSTITUTO”

Rua: Juriti, s/n., Bairro: Pedreira do Instituto, CEP: 35904-035
Telefone: (31) 3839 - 2720, e-mail: pedreiradoinstituto@gmail.com

Identificação da Unidade Escolar.

Escola: Municipal “Pedreira do Instituto”
Decreto: Portaria n. 557/93 SEE/MG, 08/06/1993
Modalidade de Ensino: 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Itabira
Rua: Juriti, s/n.
Bairro: Pedreira
Cidade: Itabira/ MG
Telefone: (31) 3839 - 2720 / 3839 - 2721


 Histórico da Unidade de Ensino

A Escola Municipal “Pedreira do Instituto”, fundada em 24 de março de 1983, na gestão temporária do prefeito José Celso de Assis, foi criada para atender à comunidade do bairro Pedreira do Instituto.

Anteriormente era denominada de Escola Municipal “Luis Camilo de Oliveira Penna”. Atendia aproximadamente 50 alunos com os professores Maria do Rosário Silva Gaigher, Ana Maria e a auxiliar de serviços Ana da Conceição Santos. A partir de 1986, com a expansão de séries, a escola passou a pertencer a rede estadual com a denominação de Escola Estadual “Fazenda da Betânia”, que cedia uma sala para o funcionamento de uma turma de pré-escolar.

Em 1989, houve a necessidade de criação do terceiro turno para atender a crescente demanda de crianças nessa faixa etária no bairro, para atender a este turno houve a necessidade de ampliar o quadro de profissionais com os professores, Maria José e Flávia Eduarda Querobino e a auxiliar de serviços Maria Barbosa Vaz.

Em 1990, com 105 alunos, a escola foi transferida para o galpão, antigo escritório de João Matos, voltando a funcionar em dois turnos, estendendo o atendimento aos alunos do 2º período com a professora Jovelina Silva Paiva.

Devido às precárias condições de funcionamento no galpão, em 1991 a escola foi transferida para o prédio da Escolinha “Pequeno Príncipe”, no conjunto habitacional Juca Batista, com extensão de duas turmas de 1ª série e uma ampliação de duas turmas de terceiro período, contando com o trabalho das professoras Conceição Zacarias da Silva, Maria Auxiliadora de Souza, Avelina Cândida de Souza, Síndia Augusta de Alvarenga,  e auxiliares de serviços, Florentina Fernandes Barbosa e Vânia da Conceição Campos Rodrigues.

Em 1992, concluiu-se a construção do prédio da escola, que foi inaugurada e entregue à comunidade no dia 05 de julho na gestão do Prefeito Municipal Luiz Menezes e Secretária da Educação Esportes e Lazer Maria das Dores Tôrres Brandão e Secretário de obras Armando Caetano de Lima.

Neste mesmo ano, a Prefeitura Municipal de Itabira, implantou o trabalho de coordenação em algumas escolas, sendo escolhida para a Escola Municipal “Pedreira do Instituto” a professora Maria José.

Em 1993, a Prefeitura criou o cargo de diretora escolar, sendo indicada para o cargo a  professora  Maria José.

Em 1999, houve eleição direta para diretores, sendo eleita, Maria José, com uma votação expressiva, confirmando sua permanência no cargo até 2012.

Para  atender a crescente demanda de alunos e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem o quadro de funcionários foi ampliando gradativamente.

Atualmente a Escola atende aos alunos em dois turnos, com o quadro de funcionários composto por 1 diretor, 2 vice-diretores, 1 especialista de educação, 1 coordenador, 2 secretários, 31 professores, 2 monitores, 2 vigias e 5 auxiliares de serviços gerais.

    Equipe gestora